Manifestação de abertura da Copa do Mundo de Futebol 2014

posted in News

Manifestação de abertura da Copa do Mundo de Futebol 2014

São Paulo, 12 de Junho de 2014.

Ato contra a Copa do Mundo FIFA de futebol de 2014, que seria realizada na tarde do mesmo dia. Antes mesmo de qualquer aglomeração de manifestantes, a polícia decide liberar uma rua transversal a estação de metro do Carrão, ponto de encontro para os que participariam do ato Não Vai Ter Copa. Um pequeno detalhe é que a mesma via estava fechada a mais de uma hora pela própria polícia e por agentes de transito que haviam colocado cones em seus acessos. O que se viu dai em diante foi uma repreensão forte com uso de cassetetes, balas de borracha e bombas a vontade por parte da polícia.

Num segundo momento os manifestantes do ato se reuniram novamente junto à manifestação dos metroviários. Desta vez a agressão partiu dos dois lados, tanto da polícia, quanto dos manifestantes que usam tudo que encontravam para combater as forças policiais que impediam a sua reunião. Resultado final foram dezenas de feridos, repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, metroviários e um policial. Alguns jovens foram detidos sob acusação de portar garrafas de gasolina, e desacato à autoridade. Diversas denuncias de força excessiva por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo foram feitas à observadores da Anistia Internacional, a polícia que age sob o comando do governador do estado Geraldo Alckmin afirmou que as ações seriam investigadas e caso houvessem acontecido abusos as medidas cabíveis seriam tomadas.

No dia seguinte as capas dos maiores jornais do país não comentavam o assunto. As fotos estão organizadas por ordem de acontecimento.

DSC_7574
DSC_7591
DSC_7650
DSC_7681
DSC_7717
DSC_7878
DSC_7883
DSC_7958
olícial atira bomba conta manifestantes e reporteres.
Jovem é detido, revista e liberado em seguida.
Jovem é detido, revista e liberado em seguida.
Jornalista da AP é ferido por estilhaços de bomba.
Fotojornalista da Associated Press (AP) é atendido por manifestante em posto de gasolina, uma grana de efeito moral atingiu sua perna causando os ferimentos.
DSC_8123
Carro tem o parabrisa trasei quebrado por manifestante na Radial.
DSC_8242
DSC_8296
Mídia-ativista é detido por policiais na estação de metro Tatuapé
Manifestante é preso acusado de portar uma mochila contendo gasolina.
Manifestante preso acusado de portar garrafas com gasolina, sua mochila com as garrafas não foi encontrada.
Polícial saca arma para afastar manifestantes.
Choque e fãs da seleção nos arredores da estação de tatuapé.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *